terça-feira, 19 de outubro de 2010

No sexto dia de protesto na França, 3,5 milhões de pessoas vão às ruas

Mundo | 19/10/2010 |

Imagens: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?template=3947.dwt&site=zerohora&b=1&galeriaid=25023&groupid=392&uf=1&local=1&arquivo_xml=galeria_25023_392.xml&ids=null&initial=340542&playsshow=false

Mobilização é contra reforma da aposentadoria proposta pelo presidente Nicolas Sarkozy
A França enfrentou nesta terça-feira um novo dia de greves e manifestações contra a reforma da aposentadoria proposta pelo presidente Nicolas Sarkozy. Cerca de 3,5 milhões de pessoas saíram às ruas, segundo os sindicatos franceses — o mesmo número de 12 de outubro, dia com maior movimentação até então.

No entanto, o dado é contestado pelo Ministério do Interior. Conforme o órgão, 1,1 milhão de manifestantes se mobilizaram nas 266 marchas convocadas em todo o país.

A greve das 12 refinarias da França e o bloqueio de alguns depósitos de combustível — 20 dos 210, segundo o governo — deixaram sem combustível 4 mil dos 12,5 mil postos de gasolina do país, segundo o ministro da Energia, Jean Louis Borloo. Uma reunião de crise, presidida por Sarkozy no Palácio do Eliseu, foi realizada nesta terça-feira para pôr em andamento um "plano de abastecimento" de combustível.

—Ninguém tem o direito de tomar como refém um país inteiro — afirmou o ministro francês, François Fillon.

Após os distúrbios de segunda-feira e da primeira hora de terça, nos arredores de alguns postos secundários, Sarkozy advertia de Deauville (norte) que também tomaria medidas para "garantir a ordem" e evitar "distúrbios", reiterando sua determinação de em avançar com a reforma.

A oposição de esquerda voltou a reprovar a "intransigência" do executivo e o secretário-geral da CGT, Bernard Thibault, pediu ao governo para "aceitar negociações com os sindicatos".

Atualmente em tramitação final no Senado, que deverá aprová-la na quinta-feira, o projeto elevará de 60 para 62 anos a idade mínima para se aposentar e de 65 a 67 anos para ter direito à pensão completa.

— O maior distúrbio seria não cumprir com o meu dever e não prever o financiamento das aposentadorias — insistiu o presidente conservador em uma demonstração de firmeza desaprovada por 65% dos franceses, segundo pesquisa do instituto Viavoice.

Ao contrário, 71% dos franceses, segundo o instituto CSA, apoiou o dia de greves e protestos de terça-feira que se estendeu a jovens, como Charles, um dos muitos que participaram da marcha parisiense.

— Embora não consigamos parar a reforma, continuaremos mobilizados, mesmo que seja só para demonstrar que nos importa — assegurou junto a 30 colegas de classe do Liceu Lamartine.

Uma jovem de 15 anos ficou ferida na explosão de uma motocicleta, perto de um contêiner de lixo em chamas em frente ao seu colégio, no sul da capital, informaram fontes municipais. Uma dezena das 83 universidades do país estão bloqueadas, segundo a União Nacional de Estudantes da França (UNEF).

A greve afetou o tráfego aéreo com o cancelamento de 50% dos voos no aeroporto parisiense de Orly e de 30% nos aeroportos de Roissy Charles de Gaulle e do interior. A atividade nos aeroportos poderá ser dificultada na quarta-feira devido a uma nova greve.

O tráfego ferroviário foi atingido, assim como a circulação em vários pontos do país, onde os caminhoneiros fizeram "operações tartarugas" e grupos de manifestantes bloquearam o acesso em fábricas, indústrias, depósitos de combustível e aeroportos.

Com vários graus de adesão, a greve foi acompanhada nos correios, telecomunicações, educações, creches, rádios públicas e até coletores de lixo e transportadores de valores de algumas cidades.
AFP

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Mundo&newsID=a3079952.xml

Mobilização estudantil e falta de combustível marcam sexto dia de protestos na França
Mais de 266 manifestações foram convocadas em todo o país pelos sindicatos
Notícias Relacionadas
19/10/2010 08h15min
Mobilização estudantil e falta de combustível marcam sexto dia de protestos na França
18/10/2010 15h58min
Em meio a tumulto, Sarkozy diz que insistirá em reforma
18/10/2010 11h10min
França ativa gabinete de crise para garantir abastecimento
18/10/2010 09h10min
Protestos contra a reforma previdenciária prejudicam o transporte ferroviário na França
16/10/2010 21h56min
Mais de 800 mil pessoas participam de manifestação pelo quinto dia na França
15/10/2010 10h21min
Refinarias francesas param em protesto contra reforma previdenciária


http://blogecossocialistas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário