sexta-feira, 16 de julho de 2010

PAC: Ibama divulga estudos ambientais da usina Pai Querê, no RS

Rafael Bitencourt | Valor

09/07/2010 18:33

BRASÍLIA - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou hoje que foram disponibilizados os estudo de impacto ambiental da hidrelétrica Pai Querê, no rio Pelotas, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A usina está no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, nos dois últimos balanços quadrimestrais, foi classificada no estado de "atenção" devido a pendências no processo de licenciamento ambiental.

De acordo com o Ibama, foi iniciado no dia 30 junho o prazo de 45 dias para que seja solicitada audiência sobre os estudos ambientais da usina Pai Querê. Concluída a fase de consulta pública, serão cumpridos os últimos trâmites para a liberação da licença prévia.

O Consócio Empresarial Pai Querê é o responsável pela elaboração das análises técnicas sobre o impacto ambiental do empreendimento. O grupo é liderado pela Votorantim, com 80,1% de participação. A composição restante é formada pelas companhias Alcoa, com 15,4%, e DME, com 4,5%.

A hidrelétrica contará com a potência instalada de 292 megawatts (MW) e está estimada em R$ 968,9 milhões. No último balanço do PAC, havia a previsão de emissão da licença prévia (LP) até o próximo dia 10 de setembro, com o início da geração de energia em 2014.

O Ibama também informou hoje que foi marcada a audiência pública para discutir estudo de impacto ambiental da linha de transmissão com capacidade de 230 kilovolts (kV), que ligará os municípios de Jardim (SE) e Penedo (AL). A audiência será realizada no próximo dia 22, a partir das 19 horas, no auditório do Teatro 7 de Setembro , na cidade de Penedo.

(Rafael Bitencourt | Valor)


Leia mais: http://www.valoronline.com.br/?online/energia/19/6370478/ibama-divulga-estudos-ambientais-da-usina-pai-quere,-no-rs#ixzz0tsCANiXl

Acesse: http://blogecossocialistas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário