terça-feira, 6 de julho de 2010

O IMPACTO DO VENENO NA SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Ciclo de debates

Agronegócio: impactos no homem e no ambiente

O Departamento de Saúde do Trabalhador do Semapi e o Centro de Vigilância em Saúde do Trabalhador convidam para dois debates sobre os impactos na saúde do trabalhador e no ambiente gerado pelo uso de agrotóxicos. Os encontros ocorrem nos dias 12 e 30 de julho. O público alvo será trabalhadores e militantes dos setores de saúde, ambiente e agricultura e representantes dos movimentos sociais e sindicais. O evento tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente da CUT/RS.

O evento servirá para reconhecer os efeitos danosos à saúde dos trabalhadores envolvidos na atividade laboral do agronegócio, ou seja, quem está no contato direto com o veneno e com a terra dentro de um processo de produção que se dá em escala industrial. O debate também mostrará o reflexo disso para quem está na cidade.

O objetivo será compreender melhor a complexidade do setor agronegócio, podendo planejar suas atividades e intervenções. Não é preciso inscrição prévia. Será fornecido certificado. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Saúde do Trabalhador do Semapi pelo 51-3287-7500.

Data do I Encontro: 12 de julho de 2010

Local: Porto Alegre (Auditório do SEMAPI / Rua General Lima e Silva, 280)

Horário: 13h30 às 18h

Palestrantes:

- Vanira Matos Pessoa - Enfermeira, Mestre em Saúde Pública, Especialista em Educação Comunitária em Saúde, Integrante do Núcleo Tramas – Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade/ Universidade Federal do Ceará;

-Sebastião Pinheiro – Engenheiro Agrônomo e Florestal, Ambientalista, membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação em Agricultura e Saúde (GIPAAS);

- Lia Giraldo da Silva Augusto – Médica, Mestre em Clínica Médica, Doutora em Ciências Médicas, professora da Universidade de Pernambuco e pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz.

Data do II Encontro: 30 de julho de 2010

Local: Porto Alegre (auditório do SEMAPI / Rua General Lima e Silva, 280)

Horário: 13h30 às 18h

Palestrantes:

- Fernando Carneiro - Biológo, Especialista emVigilância em Saúde Ambiental, Mestre em Ciências da Saúde, Doutor em Ciência Animal, Professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB;

- Marcelo Firpo - Engenheiro de Produção e Psicólogo, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Doutor e Pós-Doutor em Medicina Social, pesquisador titular do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fundação Oswaldo Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário