segunda-feira, 26 de julho de 2010

A revolução ecológica de Cuba recebe o Nobel Verde

EcoNoticias

Tradução do espanhol: Renzo Bassanetti

O pesquisador cubano Humberto Rios foi agraciado com o galardão ambiental Goldman 2010, considerado o Nobel Verde, pelo desenvolvimento da agricultura ecológica em seu país. Já são 55 mil agricultores e 100 cientistas os que se dedicam à implementação e exploração sustentável das terras agrícolas em Cuba. Esse doutor em Ciências Agrícolas pôs a produzir terras abandonadas, e viu como as colheitas se multiplicaram por três, o que tem trazido soberania e sustento aos produtores, terminando aos poucos com a sua dependência do exterior.

Esse pesquisador do Instituto Nacional de Ciências Agrícolas (INCA), de Havana, criou o Programa de Inovação Agropecuária Local (PIAL), e um movimento participativo de agricultura auto-sustentável com métodos racionais de cultivo. Ele implementou uma estratégia que combina o talento e a experiência de cientistas e produtores agrícolas para um manejo sustentável dos solos.

Ele colocou à disposição dos camponeses toda a diversidade genética de sementes preservadas em instituições científicas, propiciando que aqueles criassem suas próprias redes experimentais, sendo que conseguiram resultados notavelmente superiores em seus rendimentos, sem o uso de agroquímicos.

O agraciado afirma que não foi tão difícil convencer os agricultores para colocar em prática esse projeto. “Fui para o campo e comecei a falar com os produtores. Quando lhes expliquei que haviam entre 100 e 200 variedades de feijão, não podiam acreditar. Semeei todas as variedades, uma ao lado da outra, e lhes coloquei um número de ordem para que eles as selecionassem atendendo a seus verdadeiros interesses, não aos nomes. Quando constataram a grande diversidade de cultivos, inclusive com características que tinham sido perdidas durante anos, e o alto rendimento sem aplicação de agrotóxicos, quase choraram. A partir desse momento, se apropriaram da iniciativa.

Foram os próprios camponeses que se encarregaram de aplicar todo o processo, de semear em suas parcelas de terra as variedades dos grãos e de estendê-las ao resto da comunidade. O resto foi uma reação em cadeia.

Rios defende uma nova organização agrícola, menos centralizada e mais desburocratizada, que implica em mudanças na comercialização dos produtores e aumento dos incentivos aos produtores e consumidores, através da eliminação de tabus impostos de cima, que durante anos tem travado o auge da produção agropecuária cubana.

Humberto Rios, de 47 anos de idade, também é compositor e o primeiro cubano a receber o Premio Goldman. Na cerimônia de entrega, em Washington, encontrava-se o presidente Obama, a quem presenteou um disco com sua música.

O Prêmio Ambiental Goldman foi criado em 1990 pelos líderes cívicos e filantrópicos Richard N. Goldman e sua esposa, Rhoda H. Goldman. Até hoje, ele foi recebido por 139 pessoas de 79 países, selecionadas a partir de indicações remetidas por uma rede mundial de organizações e indivíduos ecologistas.

Fonte: http://noticias-ambientales-internacionales.blogspot.com/2010/06/cuba-recibe-el-nobel-verde.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário