quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Amazônia em Debate

Apresentação

Os grandes projetos do governo brasileiro para a Amazônia, particularmente os projetos de construção de Hidroelétricas nos rios Madeira, Tapajós e Xingu têm gerado muita polêmica e dividido opiniões entre o governo, ambientalistas, movimentos sociais e políticos, além de encontrar grande resistência entre os amazônidas, principalmente dos povos ribeirinhos e indígenas.
A posição do governo e de todos aqueles que defendem a importância desses projetos para o desenvolvimento econômico brasileiro conta com a oposição daqueles que se preocupam com as consequências e impactos sociais e ambientais, prospectando grandes prejuízos para o equilíbrio social e ambiental naquela região, com repercussões que extrapolam os limites da Amazônia.
Em meio ao conflito de opiniões e posições, D. Erwin Kräutler, presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e bispo da Prelazia do Xingu, desponta como um dos melhores conhecedores da realidade socioambiental da Amazônia e um dos principais defensores dos interesses dos povos indígenas e ribeirinhos e do cuidado com o meio ambiente naquela região. Atualmente, apresenta-se como um grande conhecedor do processo de implantação da Belo Monte no Rio Xingu e uma forte liderança a enfrentar o debate público sobre os riscos da construção dessa hidroelétrica.


Realização

Início: 05 de agosto de 2010
Término: 06 de agosto de 2010
Horário: conforme programação
Duração: 5h


Objetivo

- Promover um debate público sobre o projeto da Hidroelétrica Belo Monte e as perspectivas de impactos socioambientais para a Amazônia;
- Debater a situação dos povos indígenas na Amazônia frente aos projetos de desenvolvimento do governo brasileiro;
- Promover um diálogo sobre desafios e possibilidades da presença e atuação da Igreja na Amazônia.

Público-alvo

Professores(as), pesquisadores(as), estudantes universitários(as) e comunidade em geral.

Informaçoes: www.ihuonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário