quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Convite para Lançamento de Mapa e relatório do uso da terra no Rio Grande do Sul

O lançamento do Mapa e do Relatório do Uso da Terra no Rio Grande do Sul será no dia 12 de agosto, quinta-feira, às 10hs , na sede do IBGE RS (av. Augusto de Carvalho, 1205, Praia de Belas. Porto Alegre.).


Estarão presentes o diretor adjunto da Diretoria de Geociências do IBGE, Sr. Rafael March Castañeda, o coordenador da Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais – CREN, Celso José Monteiro Filho e, a gerente do projeto que deu origem ao produto lançado, Eloisa Domingues.


A publicação, ricamente ilustrada, apresenta mapeamento e análises das características e dos processos de utilização do uso da terra no estado do Rio Grande do Sul. O estudo revela que 46% das terras gaúchas são ocupadas pela atividade pecuária, e 29%, pelos usos associados com lavouras. Também as coberturas florestais, associadas principalmente com atividades da lavoura diversificada do pequeno produtor, têm expressão, representando em torno de 14% de ocupação das terras. Além disso, os usos das áreas cobertas por água, como as lagoas, representam cerca de 7% do total de usos.


Os resultados dos estudos sobre o uso da terra no território brasileiro, realizados pelo IBGE, se apresentam como parâmetro indispensável nas análises da qualidade ambiental e da sustentabilidade socioambiental para os planejamentos público e privado, para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral .

O relatório e o mapa poderão ser acessados no site no IBGE.

Os resultados dos estudos estão organizados em seis capítulos, sendo três sobre a estrutura do relatório e dois sobre análises temáticas. Na estrutura, além dos procedimentos metodológicos, é apresentado um retrospecto dos diferentes momentos da ocupação, desde a indígena, passando pelos espanhóis e portugueses, que antecederam o período da colonização pelos alemães e italianos, entre outros europeus, e o papel que cada etapa histórica representa para a atual configuração do estado e de suas características sociais, econômicas e culturais.


Nas análises temáticas, são descritas as classes de mapeamento de uso, segundo as categorias de análise inscritas no Sistema de Classificação de Uso da Terra adotado. A estrutura foi organizada em cinco categorias: Áreas Antrópicas, ou ocupadas pelo homem, Não Agrícolas, Áreas Antrópicas Agrícolas, Áreas de Vegetação Natural, Água e Outras Áreas. A publicação inclui tabelas, figuras e fotos.


Cordialmente.

Norma Souza
IBGE- RS - Divulgação de Pesquisas. Fone:(51)37785125.
Rua Augusto de Carvalho,1205.PA/RS.
Nossa Missão: "Retratar o Brasil com Informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania."

Nenhum comentário:

Postar um comentário