terça-feira, 15 de junho de 2010

Dano à fauna é 4 vezes o previsto no golfo, diz pesquisa

Com novas estimativas apontando que a quantidade de petróleo que continua vazando no golfo do México pode ser duas vezes maior do que o estimado originalmente, o risco a que estão expostos aves, peixes e outros animais da região pode até quadruplicar, dizem cientistas.

Folha de S. Paulo, 13-06-2010.

O cálculo é de Paul Montagna, biólogo da Universidade A&M no Texas. O efeito do óleo na biodiversidade não é linear, diz ele.

As estimativas anteriores indicavam que 378 milhões de litros já tinham vazado no golfo. Acredita-se agora que esse número seja 150 milhões de litros maior.

Pelos novos dados, divulgados pelo Serviço Geológico dos EUA, órgão vinculado ao governo americano, o acidente do golfo do México cria o equivalente de um desastre como o do Exxon Valdez, de 1989, a cada dez dias, aproximadamente. Esse era, até agora, o pior desastre ambiental da história dos EUA.

Especialmente em risco estão "peixes bicudos" como o marlim, o peixe-vela e o peixe-espada, além do atum. Entra também na lista uma ave, o pelicano-marrom.

O governo americano anunciou já ter gasto US$ 140 milhões para conter o vazamento, ainda que a BP seja "financeiramente responsável por todos os prejuízos causados pelo derramamento", nas palavras de Thad Allen, da Guarda Costeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário