quarta-feira, 30 de junho de 2010

Usina Foz do Chapecó deve iniciar operações em agosto

Reservatório da hidrelétrica inundará partes dos territórios de 12 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

Crédito: NADIR GABIATTi / divulgação / cpI


Falta apenas a licença do Ibama para que seja iniciado o enchimento da barragem da Usina Foz do Chapecó, que está em fase final de construção no rio Uruguai, entre os municípios de Alpestre (RS) e Águas de Chapecó (SC). Segundo o diretor-superintendente do Consórcio Foz do Chapecó Energia, Enio Schneider, a previsão é de que a licença seja liberada em 20 dias. "Já foram feitas as vistorias pelo Ibama e acreditamos que em poucos dias tenhamos a licença", afirma.

Schneider destaca que o reservatório ocupará uma área de 79,2 quilômetros quadrados, dos quais 40 km² correspondem a própria calha do rio Uruguai. O diretor afirma que o lago deverá ser formado em 16 dias, porém, isso depende da intensidade da chuva após o fechamento das comportas.

A usina já tem 93% das obras concluídas. São 1,3 mil homens que ainda trabalham no local. Schneider informa que a previsão é de começar a geração de energia com o funcionamento da primeira turbina já em agosto. A partir disso, a cada dois meses, entrará em operação uma turbina da estrutura. As quatro devem estar em pleno funcionamento no mês de fevereiro de 2011. A capacidade total de 855 megawatts equivale a 25% da demanda de energia elétrica de Santa Catarina e 18% da demanda do Rio Grande do Sul. O investimento estimado no projeto é em torno de R$ 2 bilhões.

O reservatório da Usina Foz do Chapecó inundará partes dos territórios de 12 municípios dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, no percurso do rio Uruguai. Em SC, os municípios são Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Guatambu, Chapecó, Paial e Itá. No Rio Grande do Sul, o reservatório vai atingir áreas de Alpestre, Rio dos Índios, Nonoai, Faxinalzinho, Erval Grande e Itatiba do Sul.

O prefeito de Alpestre, Valdir Zasso, destaca a importância da usina na geração de energia e no desenvolvimento das comunidades no entorno do empreendimento. "Queremos ressaltar que, após a usina estar totalmente concluída, a barragem servirá de ponte, interligando o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso é de extrema importância, pois vai facilitar o deslocamento da população e gerar maior desenvolvimento", acrescenta Zasso.

A barragem da hidrelétrica tem 48 metros de altura e uma extensão de 598 metros. O Consórcio Energético Foz do Chapecó, responsável pelo empreendimento, é formado pela Companhia Paulista Força e Luz (CPFL); Furnas Centrais Elétricas e Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT).

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=273&Caderno=9&Noticia=161152

Nenhum comentário:

Postar um comentário