sexta-feira, 25 de junho de 2010

PAC: UHEs Garabi e Panambi - audiências públicas

Jornal Zero Hora

17 de junho de 2010 | N° 16369

OBRAS POLÊMICAS
Usinas preocupam Região Noroeste
Construção de duas hidrelétricas no Rio Uruguai é tema de audiência pública hoje em Porto Mauá

Celebradas pelos empregos que geram e criticadas pelo impacto ambiental e desalojamento de famílias, as usinas hidrelétricas serão tema de uma audiência pública hoje, em Porto Mauá, no noroeste do Estado. Duas usinas – Garabi e Panambi – deverão ser construídas no Rio Uruguai, atingindo municípios da fronteira com a Argentina, o que está gerando apreensão nas comunidades.

Um estudo sobre as usinas está em fase de conclusão. Porto Mauá será um dos municípios mais afetados. Conforme o prefeito Guerino Pedro Pisoni, a usina de Panambi, prevista para ser construída próximo a Alecrim, alagaria 50% da área urbana e 25% da zona rural do município.

– Nossa cidade está encravada na beira do rio. Vai sumir o Centro, prefeitura, escola, posto de saúde, porto. Vai ser um impacto ambiental e social muito forte. O pessoal está muito apreensivo – afirma o prefeito.

Devem participar da audiência – prevista a partir das 14h, no Clube Recreativo Visconde de Mauá –, prefeitos da região e de cidades das províncias argentinas de Misiones e Corrientes, além de representantes do Ministério Público Federal e de órgãos ambientais. Os prefeitos receberam informações de órgãos federais para esclarecer a população.

As barragens também preocupam Derrubadas, onde está localizado o Salto do Yucumã, um dos pontos turísticos do Estado. Embora o governo federal sustente que o salto não será encoberto pelas barragens, ainda há desconfiança.

– Não vimos o projeto – diz o prefeito Almir Bagega.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, confirma que o Salto do Yucumã não será encoberto pelas barragens. Quanto às demais áreas alagadas, segundo ele, ainda não há definições.

– Será tomado o cuidado para que seja a menor área possível – explica.

silvana.castro@zerohora.com.br

SILVANA DE CASTRO
Entenda o caso
- Desde a década de 70 é discutida a construção de usinas binacionais no Rio Uruguai
- Nos anos 80, estudos foram feitos, mas sem levar em consideração aspectos ambientais. Na época, foi identificada a necessidade de construção de três usinas: Roncador, Garabi e São Pedro.
- Há um ano e meio, novo estudo foi iniciado. Até o final do mês deve ser concluído. Para reduzir o impacto ambiental e social, o inventário apontou para a edificação de duas usinas e não mais três: Garabi (perto de Garruchos) e Panambi (próximo a Alecrim)
- A potência instalada de cada uma será de cerca de mil megawatts. Garabi terá área alagada de cerca de 500 quilômetros quadrados. Já Panambi, de 200 quilômetros quadrados
- Na próxima fase do projeto, a de estudo de viabilidade (estudo de engenharia), os dados sobre potência e áreas alagadas serão mais precisos, conforme Altino Ventura Filho

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2939874.xml&template=3898.dwt&edition=14904§ion=1003

Nenhum comentário:

Postar um comentário