quarta-feira, 21 de julho de 2010

Adeus à Bacia Hidrográfica do rio Uruguai - Megahidrelétrica confirmada

Hidrelétrica confirmada para Alecrim

Denominada de Hidrelétrica Panambi, a obra vai gerar um lago de 280 km²

O prefeito de Alecrim, Nerci Ames (PMDB), recentemente eleito presidente da Associação dos Municípios do Grande Santa Rosa, fez o anúncio ontem pela manhã no programa Noroeste Repórter, apresentado por Zelindo Cancian. A entrevista foi concedida direto de Brasília, por telefone, onde ele lidera a região na Marcha dos Prefeitos.

Ammes apresentou dados preliminares obtidos durante audiência mantida no início da noite de quarta-feira, com o ministro Márcio Zimmermann, de Minas e Energia. “O ministro confirmou que a barragem será construída no interior de Alecrim, se chamará Panambi e terá capacidade de gerar 1.000 megawatts”, antecipou. A nova usina hidrelétrica deverá fazer surgir na região um lago de aproximadamente 280 quilômetros quadrados. Serão investidos no projeto cerca de 2 bilhões de dólares. A localização tem como referência o Lajeado Guabiroba.

Em seu relato, Ames informou que a próxima etapa será a realização do estudo que irá apurar o impacto ambiental da obra. “A barragem deve ter sua construção iniciada dentro dos próximos 18 meses”, acrescentou. Na audiência os prefeitos foram informados que a altura da barragem será de 130 metros acima do nível do mar. Isso significa, já que o rio Uruguai em Alecrim está a 90 metros acima do nível do mar, que o grande lago a ser formado atingirá em alguns pontos até 40 metros de altura. A área a ser alagada atingirá boa parte da cidade de Porto Mauá, por exemplo, que terá que ser removida. Para servir de referência, toda a área do município de Santa Rosa é de aproximadamente 490 km².

O ministro Márcio Zimmmermann informou que antes a barragem era construída e só depois vinham as obras complementares. “Agora o processo é inverso. Primeiro são executadas as chamadas obras complementares como acessos e vários aspectos que atendam as áreas de saúde, educação e outras”, repassou Ames. O Ministério de Minas e Energia prevê a ocupação direta de 10 mil postos de trabalho na construção da barragem. A cidade de Porto Vera Cruz possivelmente também será alagada.

A Eletrobrás prevê que 6.049 pessoas serão atingidas pelo lago da barragem e todas terão que ser removidas em vários municípios. Questionamentos passam a ser levantados por empreendedores urbanos e rurais, que só serão respondidos com exatidão na palestra a ser marcada para breve com técnicos do Ministério de Minas e Energia, já confirmada para Santa Rosa e mobilizando uma platéia das microrregiões Fronteira Noroeste, Celeiro e Missões.

10 comentários:

  1. Es una locura. NO PIENSAN en las futuras generaciones. Aqui en Santa Rita y Alba Posse NO QUEREMOS MAIS BARRAGEM
    Los gobiernos nos ocultas grandes negocios de ELECTROBRASS y EBISA. Aqui en Argentina la presidenta y el Gobernador están en absoluto silencio.

    ResponderExcluir
  2. Como argentinos y misioneros estamos indignados.Tenemos barragens como YACIRETA que fue declarado monumento a la corrupción y Uruguaí. DEQUE NOS SIRVE? de NADA. Pagamos la energía más caradel país y quieren seguir destruyendo algunos recursos turísticos más importantes del país. Mientras tano los dirigentes se mantienen en silencio. BASTA DE BOBAGEM!!

    ResponderExcluir
  3. Aquí el pueblo misionero se ha pronunciado por el NO a las represas en un plesbicito convocado a tal fin. Se está actuando en contra de una voluntad y tambien el ART. 41 de la CONSTITUCION NACIONAL establece la protección del medio ambiente. QUE PRETENDEN??

    ResponderExcluir
  4. realmente e´uma grande vergonha,milhares ou melhor,milhoes perderao para o capitalismo selvagem que nao pensa na natureza.Aqui em Santa Rosa nao queremos a barragen

    ResponderExcluir
  5. O povo nao sabe oque fala.. uma obra nessa proporçao vai trazer muitos empregos e renda para os municipios e regiao.. muitos jovens que se formam nos seus cursos terao oportunidades para começar a sua vida profissional nessa Obra.. CoMO ACONTECEU EM CERRO LARGO e Roque gonzales nas UHE sao josé e uhe passo sao joao.. A OBRA TENQUE SAIR.. QUEREMOS BARRAGEM UHE PANAMBI

    ResponderExcluir
  6. Nem todos receberão, quem sabe, suas terras de merecimento. VC FALA ISTO, SO PQ VC Ñ MORA LÁ! Toma vergonha nessa sua cara, em falar uma asnera dessa!!!

    ResponderExcluir
  7. isso não é nada bom, pois, os agricultores vão perder suas terras e suas plantações.
    vai gera um grande impacto ambiental para as especies desse lugar!!vamos colacar a cabeça no lugar e não fazer isso!!vamo para com essa ideia de merda!!

    ResponderExcluir
  8. POvo sem Pensamentos no desenvolvimento nao querem que a barragem aconteça.. Os agricultores serao muito bem indenizados mais doque suas terras valem.. oque que vc vai perder falando de impacto ambiental??? melhor o povo ter trabalho e nao passar fome, doque se preucupar em animais em extinçao,isso nao paga as contas de ninguem e nao coloca comida na mesa de nem uma familia.. essa obra vai gera milhares de empregos,asssim as pessoas que nao tem instruçao,terao oportunidade de trabalhar e ganhar um otimo salário, melhor doque ficar trabalhando nessa miséria sendo explorado nesses lugares como SANTA ROSA E ALECRIM.. que só tem essas empresas e frigorificos que pagam 600 reais para os colaboradores,salário que mal dá pra se alimentar.. VAMOS DIZER SIM A UHE PANAMBIIIIIII A OBra tenque sair.

    ResponderExcluir
  9. Que desenvolvimento vocês estão falando... desenvolver é pensar em novas estratégias de produção de energia sem o grandioso impacto ambiental que essa merda de barragem vai causar. Vocês parecem que não são gaúchos, parecem que não conhecem a história, o rio Uruguai que tanto serviu de inspirações a cancioneiros do nosso nativismo esta chorando... corredeiras onde dourados e surubis nadam, vão desaparecer e nunca mais vão ser vistas... logo eu que queria mostrar para meus netos as belezas e aventuras do riu Uruguai... vou ter que me abdicar disso para que meia os playboyzinhos da cidade durmão nos seus ar condicionados, ou para que outra multinacional usufrua dessa energia em pró aos grandes.... Isso é desenvolvimento? Isso é burrice de quem pensa que é desenvolvimento....

    ResponderExcluir
  10. NÃO VAMO DEIXAR COMEÇAR ESTE CRIME. a hidrelétrica é crime ambiental e crime contra o ser humano, a Alemanha por exemplo a décadas não constrói mais hidrelétricas mas utiliza energia solar.

    ResponderExcluir